Orquestra Filarmônica de Goiás organiza projeto com crianças e adolescentes

0
401

O Centro Cultural Oscar Niemayer, na capital goiana, terá cultura de sobra para receber nos dias 01 e 02 de setembro – quinta e sexta-feira, respectivamente. A Orquestra Filarmônica de Goiás realizará uma série de concertos didáticos destinados para crianças e adolescentes. Uma forma de projeto mais próximo da prática orquestral.

 

Além do concerto didático a ser realizado junto aos jovens, serão distribuídos também exemplares de livros didáticos para colorir com o assunto música como foco dos aprendizados. Além de todo o material recebido, e cultura absorvida, os estudantes poderão ter acesso a conhecimentos além das quatro paredes da sala de aula, como por exemplo desvendar a vida de grandes compositores do cenário nacional e mundial, como também conhecer pessoalmente os instrumentos que compõem uma orquestra.

 

As apresentações serão realizadas para crianças e adolescentes matriculadas nas escolas goianas – ou demais escolas brasileiras que desejam participar deste rico aprendizado musical.

 

O Projeto Concertos Didáticos

 

O intuito do projeto é inserir crianças e adolescentes na música por meio de uma didática mais inclusiva e informal. O objetivo é aproximar a Música de Orquestra das jovens mentes de nosso país. O foco principal do Projeto, que tem como organizadores principais a Orquestra Filarmônica de Goiás, é trazer os jovens de escolas públicas e particulares para próximo do teatro, para que conheçam a magia da música de concerto.

 

O trabalho é realizado de maneira bastante informal, demonstrando às crianças na prática como funciona o mundo da música de orquestra. Por esse motivo, a busca é de trazer a experiência de um concerto real para as orientações do projeto. Por exemplo, os alunos se submetem a orientações de como se comportar em um concerto, sobre o papel de cada instrumento e ainda assistem a uma apresentação exclusiva para eles. Portanto, é diversão e aprendizado que se espalha pelas cadeiras do teatro.

 

As informações são do Diário de Goiás. O link para a matéria e informações sobre o projeto podem ser acessados clicando aqui. Para quem deseja conhecer mais sobre o Projeto Concertos Didáticos, pode acessar as informações ao fim da matéria do Diário de Goiás. A imagem está sob créditos de Rafaella Pessoa.

Artigo anteriorParceiras desde 2013, Orquestra Alemã realiza concertos com Programa Aprendiz de Niterói
Próximo artigoOrquestra Sinfônica Jovem de Goiás arrecada fundos para turnê pela China

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here