Prefeitura de Icó-CE põe fim a Banda Municipal

0
760

A Prefeitura da cidade de Icó, no Ceará, decretou fim a Banda Municipal Maestro Gonçalo Farias, regida pelo Maestro Bonfim Estevão. A decisão ocorreu logo na semana em ocorre a comemoração da Semana Nacional da Música. A notícia se espalhou rapidamente sob a comunidade musical, causando um choque entre os músicos.

 

Funcionários ligados a prefeitura ordenaram o recolhimento do material e de todos os instrumentos pertencentes a banda. Além disso, transferiram a lotação do Maestro Bonfim Estevão para junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Se não bastasse, a administração atual deixou de pagar as bolsas remuneradas dos componentes da banda. Restou ao Maestro Bonfim um simples desabafo. “Estou profundamente triste”, afirmou.

 

Comunidade musical questiona o fim da banda municipal de Icó-CE

 

O encerramento das atividades da Banda Municipal de Icó-CE provocou questionamentos dentro da comunidade. O compositor e arranjador Welligton Sousa, um dos fundadores do Portal Brasil Sonoro e grande defensor das bandas de música, questionou a visão dos políticos sob a importância da música para uma comunidade. “As Bandas de Música são as verdadeiras guardiãs da memória musical de uma localidade”, disse.

 

Mas não ficou apenas por isso. “Infelizmente não é assim que os políticos interpretam. Essas dificuldades na passagem de mandato, ou mesmo na passagem de ano, infelizmente são muito comuns, principalmente nos interiores”, completou.

 

Já o músico Lourival Neto, editor do Portal Brasil Sonoro, ficou sem palavras para descrever tamanho descaso no tratamento com as bandas. “Não sei o que dizer. Infelizmente também passei por isso esse ano. Momentos tristes. Eu chorei quando acabaram com a banda da minha cidade (Pacatuba-CE)”, afirmou.

 

Para encerrar, o músico Fábio Marques, também editor e arranjador do Portal Brasil Sonoro, deixa um questionamento para reflexão dos políticos que veem o fim como a solução. “Por que só acabam com o mínimo, e não com o máximo?”, questionou, finalizando, Fábio.

 

E você, leitor, o que achou desse fim da Banda Musical de Icó, no Ceará? Deixe nos comentários a sua opinião! Vamos nos mobilizar!

Até o momento de fechamento da matéria, o Portal Brasil Sonoro não recebeu qualquer resposta junto a Prefeitura de Icó-CE. Caso seja recebido um comunicado oficial junto ao email, o Portal se responsabilizará por anexar junto ao texto.

 
As informações são do Portal Diario do Nordeste. Confira o link clicando aqui.

 
Você também pode ver a matéria de 2012 que noticiava a criação da “Bolsa Orquestra” sancionada pelo Prefeito Marcos Nunes. Confira o link clicando aqui.

 
____
Matéria escrita por Mateus Bunde (Pelotas-RS)

Artigo anterior5 excelentes aplicativos para músicos
Próximo artigoOrquestra promove show para ajudar músico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here