Orquestra oriunda de projeto social realiza apresentação para o Dia dos Pais em Belém-PA

0
444

A valorização da música orquestral deu ares grandiosos durante a comemoração do dia dos pais na capital paraense. Realizado no Art Doce Hall, a apresentação gratuita contou com grande público, ótimo som e um clima bastante família que contagiou todos os presentes. Afinal, era dia dos pais.

 

A Orquestra Jovem Vale Música deu um grande espetáculo. Com um repertório repleto de grandes destaques da música, a orquestra finalizou um excelente dia dos pais com chave-de-ouro. A Sala Augusto Meira, do Art Hall, ovacionou os músicos ao fim do espetáculo dos jovens.

 

Dentro do repertório, interpretaram-se diversos compositores de destaque no cenário mundial da música. Três pontos altos da noite foram as interpretações das peças compostas por Camille Saint-Saens, Franz Liszt e Joseph Haydn. Que embalaram a noite com conhecidas partituras do cenário orquestral.

 

Outro ponto alto da apresentação foi a participação de um grupo de solistas composto por três pessoas. O destaque, entretanto, ficou para o violinista Alexandre Negrão. Alexandre que, por sinal, foi formado pelo programa de formação de jovens músicos do estado do Pará.

 

O Projeto Social Orquestra Jovem Vale Música (OJVM)

 

A Orquestra Jovem possui ao todo 67 jovens em sua composição. O Programa Vale Música é uma iniciativa concebida há mais de 11 anos que possui parceria com a Fundação Amazônica de Música – uma fundação que incentiva os jovens e adolescentes a apreciarem a música orquestral.

 

Promovendo o ensino da música e profissionalização dos participantes, a Fundação mantém seus sustentos com doações por meio social e empresarial. A profissionalização promovida é uma forma de apresentar aos participantes que é possível, sim, conquistar renda por meio da música. Apresentando tal como uma alternativa a futuros empregos.

 

O Projeto Orquestra Jovem conta com a participação de aproximadamente 200 estudantes das redes públicas de ensino da Grande Belém. O objetivo da Orquestra é a apresentação da música como forma de inclusão social. Antes de ingressarem o programa oficial, os alunos passam por uma profissionalização básica de musicalização, para que possam conhecer um pouco de todos os campos de trabalho da música.

 

Experientes, os alunos já contam com participações em inúmeros estados brasileiros. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são apenas alguns dos vários estados percorridos pela excelente orquestra paraense.

 

As informações são do Portal G1 e podem ser conferidas clicando aqui.

Artigo anteriorLista de Programas de Pós Graduação: Mestrado e Doutorado em Música
Próximo artigoLista de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Música

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here