O suspiro que a Banda Sinfônica de São Paulo precisava

0
525

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente protocolou um inquérito que irá investigar um possível dano ao patrimônio cultural ao estado de São Paulo, devido a extinção da Banda Sinfônica do estado, que recentemente teve suas atividades encerradas no início de 2017.

 

Além da menção a demissão em massa que desempregou 65 músicos no dia 9 de fevereiro deste ano, o inquérito instaurado ainda cita que a banda não foi incluída em um edital de convocação pública – tal edital seria voltado para organizações sociais e possuem interesse na gestão de corpos artísticos e de equipamentos adquiridos e repassados pelo Estado.

 

Apesar de não estar com seu nome ingresso no edital, o mesmo contava com a presença do Theatro São Pedro e da Jazz Sinfônica estadual. Ambas são geridas pelo Instituto Pensarte, a mesma que administrava extinta Banda Sinfônica de São Paulo.

 

No entanto, a convocação de participação da Pensarte fora suspensa pela Justiça de São Paulo. Uma decisão liminar suspendeu o ingresso da mesma na seleção. A suspeita ficou para o direcionamento e beneficiamento do Instituto, cujo contrato com o Governo Estadual encerra em abril.

 

O promotor que abriu o inquérito, Marcos Stefani, estabeleceu um prazo de 30 dias para que o secretário de Cultura do Estado, José Roberto Sadek, reunisse os documentos e justificativas que expliquem e sustentem a demissão coletiva dos 65 músicos, assim como também os motivos que deixaram a Banda Sinfônica de São Paulo de fora do Edital das Orquestras Sinfônicas.

 

Em nota oficial, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo afirmou que desconhece qualquer instauração ou procedimento a ser realizado junto ao Ministério Público. Ainda ressaltou que há esperanças de a banda ter suas atividades em segmento. Entretanto reforça a necessidade de captação de patrocínio junto a outras formas de contratação de músicos.

 

Por mais que a novela ganhe novos capítulos, ainda permanecem as esperanças – mesmo que mínimas – do regresso dos músicos demitidos à Banda que fizeram parte por anos e anos. As informações foram coletadas a partir do Portal Folha de São Paulo, e podem ser conferidas clicando aqui.

Artigo anteriorO que é música para os músicos? #SomosMúsicosComOrgulho
Próximo artigoTemporada iniciada para mais uma Sinfônica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.