Câmara de Araripe (CE) aprova lei que institui a Banda e Escola de Música e Bolsas de Incentivo à Arte

0
2838

Fruto de uma tradição musical que vem dos tempos remotos do Brasil Colônia, as Bandas de Música têm funcionado como porta de entrada da criação musical brasileira, revelando grandes maestros, compositores e instrumentistas, presentes em cerca de metade dos municípios do país.

Sendo assim, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Araripe-CE, nesta sexta feira dia 23 de março de 2018, um projeto de Lei Nº 06/2018 de autoria do Prefeito Geovane Guedes, a criação da Escola de Música e Banda de Música Municipal Tabelião José Humberto de Alencar, que agrega cultura e educação beneficiando músicos, alunos e escolas da rede municipal de ensino, que utilizam a música como uma de suas atividades educacionais e de lazer.

O Prefeito Geovane, ressalta que Araripe conta hoje com sua primeira Banda de Música Municipal, que não tinha até então, um dia em que se pode comemorar como a data de criação da mesma, respeitando sempre o trabalho de outras instituições, regentes, maestros, músicos e dos alunos que através da música conseguiram manter-se preparados para esse momento histórico para o município.

Militante das causas educacionais no ensino da música em Araripe e região, o Maestro Paulo Fabiano, entende que a educação tem vários aspectos a serem seguidos, não só aquele formal em sala de aula, mas também fora dela, como o esporte, lazer e também a música. “E o trabalho das bandas de música, regentes e músicos é muito importante na formação da criança enquanto cidadã”, complementa o maestro.

Ações como esta, favorece a todos os alunos e profissionais envolvidos nesse trabalho, valorizando e incentivando cada vez mais alunos e músicos a se dedicarem à música. “A expectativa é que o município invista um pouco mais na concepção Banda de Música, para que na abertura dos eventos, nas solenidades oficiais da prefeitura e que utilize e faça se conhecer cada vez mais como uma cidade que apoia a cultura musical e de um todo”.

Essa aprovação, irá contribuir com o desenvolvimento sociocultural e artístico do município de Araripe, e com a aquisição de novos instrumentos musicais, poderá enfim equipar a Banda de Música Municipal que pretende movimentar um calendário de apresentações em datas festivas no município como também em toda a região. Além da inclusão social, a formação da Banda de Música Municipal, proporcionará um resgate na história cultural do município que já possuiu uma filarmônica. Através desse resgate, espera-se reviver a memória da população em referência às festas que alegravam a todos.

O prefeito Geovane Guedes, disse à reportagem que a Escola de Música e a Banda de Música Municipal será mais um projeto que fortalecerá o vínculo comunitário, incentivará novos talentos artísticos, a interação entre as classes sociais, as trocas de vivências entre os participantes e mais uma oportunidade positiva de crescimento de pessoas. “A criação da Banda de Música é, portanto um investimento intelectual, importante para melhorar a vida dos cidadãos, oportunizando a juventude araripense para o desenvolvimento do seu potencial musical e cultural”.

Os Professores de Música Damião Luiz e José Saymon são grandes incentivadores desse projeto, ressaltam a importância de ações como esta. “Além de representar o nosso Município, a Banda de Música Municipal proporcionará um clima muito mais festivo nos eventos oficiais que realizarmos. Investir em educação e cultura é um dos nossos compromissos”, destaca os profissionais.

Fonte: Departamento de Cultura Paulo Fabiano

Artigo anteriorAcopiara (CE) com Bandas de Música nos Distritos
Próximo artigoKyoto Tachibana SHS Band | Desfile das Rosas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here