Banda de Música é proibida de realizar seus ensaios

0
455

A Banda de Música formada pela Corporação Musical União de Machado foi proibida de realizar seus ensaios. Isso porque atesta-se a necessidade do isolamento acústico ser instalado no local atual onde a banda ensaia. Com 87 anos de estrada, a Corporação Musical já havia realizado inúmeros concertos no mês de novembro. No mês de dezembro não seria diferente, já que diversas apresentações já estavam programadas.

A informação foi um choque para a banda, que viu dois de seus concertos públicos, marcados para o mês de dezembro, ameaçados, decorrência do impedimento da Corporação ensaiar em sua sede, na rua Coronel José Paulino.

Proibição dos ensaios da Banda de Música: entenda o motivo

A Ação Civil Pública foi movida pelo Ministério Público fruto de um abaixo assinado iniciado por um dos vizinhos da sede da Corporação Musical. A medida prevê multa de R$ 5 mil pela infração. A punição será aplicada caso sejam realizados ensaios da Banda de Música em sua sede. Além dos ensaios, a punição inclui as aulas práticas realizadas no local. A determinação foi acatada e aprovada pelo Juiz Claudio Hesketh.

Como é de praxe, a Corporação Musical União de Machado realiza uma dupla jornada de final de ano. A realização de dois concertos é uma tradição da banda quase centenária. Os concertos clássicos de Natal e Ano Novo, que seriam realizados nos dias 21 e 28 de dezembro, respectivamente, contaria com participações importantes na apresentação. O Coral Presépio, por exemplo, faria parte da apresentação de Natal, no dia 21.

Entretanto, os ensaios estão suspensos atualmente. A banda possui a sede no mesmo local desde o ano de 1982. O prédio pertence ao poder municipal, e localiza-se nos fundos do Fórum, mais especificamente na Praça Antônio Carlos. A atual sede foi passada para a banda durante a gestão do ex-prefeito Carlos Alberto Pereira Dias, em seu primeiro mandato.

Nota oficial emitida

Em sua página oficial no Facebook, a Banda de Música lançou uma Nota Oficial explicando o ocorrido. Entre os trechos, destaca-se a data para audiência marcada para esta segunda-feira (12).

A Banda está proibida de fazer atividades em sua sede desde o dia 9 passado, enquanto não fizer revestimento acústico no local, uma obra cara que exige alto investimento do Município. Se prevalecer a decisão da justiça, a Corporação Musical terá que suspender toda programação de final de ano: Concerto de Natal (21), com o Coral Cidade Presépio e Concerto de Ano Novo (28). Audiência de Conciliação está marcada para esta segunda-feira, dia 12, às 13 horas. São intimados representantes da Corporação e do Município.

Até o momento do fechamento desta matéria, qualquer nova informação fora repassada. Para conferir a nota oficial completa, basta clicar aqui para redirecionar ao facebook da Corporação.

Artigo anteriorEnsinando sobre a vida por meio da música
Próximo artigoGoverno de SP suspenderá Banda Sinfônica do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here