Prefeitura de Quixeramobim planeja paralisar a Banda de Música Municipal

0
674

A Prefeitura de Quixeramobim (Prefeito Clébio Pavone) planeja paralisar as atividades da Banda de Música Municipal Sebastião Doth.

O grupo tem 22 anos, foi fundado pelo maestro Marcos José Rodrigues e é “muito querido na Cidade”, como conta um dos integrantes. Os músicos recebem apenas uma bolsa, no valor de R$ 468,00. Eles vêm notando que a Prefeitura está paralisando as atividades da Banda. “Antes, fazíamos 5 ou 6 apresentações em um mês, nesse mês de Setembro só fizemos uma”, nos contou outro integrante do grupo.

A Banda de Música foi fundada na gestão do Prefeito Dr. José Alves da Silveira que renomeou o grupo como “Sebastião Doth” em homenagem ao músico de Quixeramobim. Desde sua fundação o grupo nunca paralisou suas atividades.

Esta matéria foi feita a partir dos relatos de integrantes do grupo que, preocupados com a paralisação da Banda, nos pediram ajuda.

Nossa Opinião

O Portal Brasil Sonoro considera as Bandas de Música como as verdadeiras guardiãs da memória musical de uma localidade e a paralisação de um grupo, por mais que se aleguem motivos financeiros, é uma verdadeira ignorância cultural. Os Músicos recebem um valor irrisório, se comparado à outros valores do orçamento do município. Eles deveriam ser respeitados e valorizados, não o contrário.

 
____

Matéria escrita por Welligton Sousa (Pindoretama-CE)

Artigo anteriorERRATA: Verdadeiro Autor do Hino Municipal de Itapiuna
Próximo artigoA Banda de Música de Quixeramobim Continua!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.